sábado, 22 de outubro de 2016

Grupo 3 - Segunda Sprint


Sprint 2 - Planning


Começamos a Sprint 2 no dia 06/10, com a Sprint planning logo após a revisão da primeira iteração, como manda o Scrum.

Nessa reunião de planejamento, resolvemos alterar o motor e a arquitetura do jogo devido aos problemas apontados na reunião de revisão da primeira Sprint, o que está adequado com a teoria do Scrum, já que a arquitetura emerge e eventuais mudanças podem ocorrer, isso é inclusive um dos pontos fortes do Scrum. Resolvemos mudar a arquitetura e motor gráfico para Web (Javascript+CSS+HTML) já que a nova ideia de jogo cabia muito mais num motor desse tipo do que a Unity, o que nos daria um ganho considerável na velocidade de desenvolvimento. Além disso, a maioria do time tem um conhecimento maior desse tipo de arquitetura do que com a Unity. Um ponto negativo dessa mudança seria a perda da portabilidade pois não é tão simples portar para aplicativos móveis quanto o Unity, porém como isso não era um requisito do projeto, o Product Owner concordou com a mudança.

No planejamento, resolvemos junto com o Product Owner, priorizar o Design das telas principais e algumas funcionalidades básicas de cada uma delas, como popular a base de personagens e projetos, associar um personagem a um projeto, além de criar a base da arquitetura, já que essa foi modificada. 

A Sprint 2


Seguimos com o modelo da primeira iteração, com cada membro do time desenvolvendo em suas máquinas pessoais e reuniões diárias em ambientes virtuais.

Um ponto interessante do nosso processo de desenvolvimento que vale uma breve menção é que toda issue, após desenvolvida é testada pelo desenvolvedor ou outro membro do time. Isso é feito para que o projeto se adeque ao nível 2 do CMMI e obviamente para evitar defeitos indesejados.
O principal avanço que conseguimos ao fim da iteração foi o desenvolvimento das telas principais do jogo. Abaixo, o desenho das telas, ressaltando que não se trata do produto final e eventuais alterações estão previstas.

  • Tela de projetos (Início)

  • Tela de um determinado projeto 


Sprint 2 Review


Concluímos a iteração no dia 20/10, novamente com a reunião de revisão.
  • Tivemos algumas lições aprendidas nessa Sprint: 
  • Alterar o motor e arquitetura foi uma boa escolha. 
  • Ainda temos que prever melhor o tempo de cada tarefa, não conseguimos completar todas as tarefas. Porém isso é comum no mundo real, onde a previsão só fica próxima do real após algumas iterações. 
  • Será necessário um gasto maior de horas na próxima iteração para que possamos concluir as tarefas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário