Para mais informações sobre direitos autorais em jogos, o site gamasutra.com apresenta e discute alguns mitos sobre materiais protegidos. No caso de desenvolvimento de jogos não se pode, por exemplo, solicitar para si o direito sobre a ideia de blocos que caem e desaparecem quando estes formam uma linha[1]. Contudo, conteúdos multimídias envolvidos no jogo (música, texto, ícones, fotos, API’s, bibliotecas e etc) podem estar protegidos pelos “direitos de cópia” (copyright). Além destes, conteúdos de livros de Engenharia de Software incluindo perguntas e respostas, podem ter direitos autorais e de comercialização.
Para auxiliar no desenvolvimento dos jogos, existem repositórios que oferecem conteúdo não protegidos por direitos autorais:
- O site archive.org oferece diversos tipos de conteúdo multimídia que são de livre utilização para fins acadêmicos. Para maiores detalhes acesso Termo de Uso do site.
- Este artigo da Wikipédia apresenta diversas fontes de áudios que são de domínio público ou livre.
- Neste artigo fontes de domínio público para imagens.
Uma sugestão para todos os grupos é incluir o requisito de que o jogo tenha a funcionalidade “Créditos” em que se exibe todo o material utilizado, mesmo aqueles que são livre, durante o desenvolvimento da aplicação. Esta abordagem deve ser utilizada quando o jogo utiliza algum conteúdo para explicar determinado conceito de Engenharia de Software.
[1] http://gbgames.com/blog/articles/indie-legal-copyright-and-trademark/what-an-indie-needs-to-know-about-copyright/
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