sábado, 17 de setembro de 2016

AVISO IMPORTANTE! Direitos Autorais

Cada grupo será responsável por certificar que qualquer material usado no processo e no produto não têm restrições relacionadas a qualquer aspecto, em particular relacionadas a Direitos Autoriais. Este tipo de problema faz parte da avaliação e poderá acarretar grande impacto nas notas.

Para mais informações sobre direitos autorais em jogos, o site gamasutra.com  apresenta e discute alguns mitos sobre materiais protegidos. No caso de desenvolvimento de jogos não se pode, por exemplo, solicitar para si o direito sobre a ideia de blocos que caem e desaparecem quando estes formam uma linha[1]. Contudo, conteúdos multimídias envolvidos no jogo (música, texto, ícones, fotos, API’s, bibliotecas e etc) podem estar protegidos pelos “direitos de cópia” (copyright). Além destes, conteúdos de livros de Engenharia de Software incluindo perguntas e respostas, podem ter direitos autorais e de comercialização.

Para auxiliar no desenvolvimento dos jogos, existem repositórios que oferecem conteúdo não protegidos por direitos autorais:

  • O site archive.org oferece diversos tipos de conteúdo multimídia que são de livre utilização para fins acadêmicos. Para maiores detalhes acesso Termo de Uso do site.
  • Este artigo da Wikipédia apresenta diversas fontes de áudios que são de domínio público ou livre.
  • Neste artigo fontes de domínio público para imagens.

Uma sugestão para todos os grupos é incluir o requisito de que o jogo tenha a funcionalidade “Créditos” em que se exibe todo o material utilizado, mesmo aqueles que são livre, durante o desenvolvimento da aplicação. Esta abordagem deve ser utilizada quando o jogo utiliza algum conteúdo para explicar determinado conceito de Engenharia de Software.

[1] http://gbgames.com/blog/articles/indie-legal-copyright-and-trademark/what-an-indie-needs-to-know-about-copyright/

Nenhum comentário:

Postar um comentário